terça-feira, 15 de abril de 2008

Aquecimento Global.

O aquecimento global é hoje uma das maiores ameaças à vida, um fenômeno climático de grande proporção, que está causando o aumento da temperatura média da superfície terrestre nos últimos 150 anos.
Atualmente existe um debate em relação às causas deste aumento na temperatura. Boa parte dos cientistas afirma que o aquecimento observado se deve ao aumento da concentração de poluentes provocados pelo homem na atmosfera que causa o agravamento do efeito estufa.



Algumas conseqüências do aquecimento global.

- Aumento do nível dos oceanos: com o aumento da temperatura no mundo, está em curso o derretimento das calotas polares. Ao aumentar o nível da águas dos oceanos, podem ocorrer, futuramente, a submersão de muitas cidades litorâneas;
- Crescimento e surgimento de desertos: o aumento da temperatura provoca a morte de várias espécies animais e vegetais, desequilibrando vários ecossistemas. Somado ao desmatamento que vem ocorrendo, principalmente em florestas de países tropicais (Brasil, países africanos), a tendência é aumentar cada vez mais as regiões desérticas do planeta Terra;
- Aumento de furacões, tufões e ciclones: o aumento da temperatura faz com que ocorra maior evaporação das águas dos oceanos, potencializando estes tipos de catástrofes climáticas;
- Ondas de calor: regiões de temperaturas amenas tem sofrido com as ondas de calor. No verão europeu, por exemplo, tem se verificado uma intensa onda de calor, provocando até mesmo mortes de idosos e crianças.



Gustavo Tajima.

sexta-feira, 11 de abril de 2008

O direito de cada um...

O direito existe onde quer que exista a sociedade. Isto porquê, parece que a própria vida depende de se viver em sociedade. Entendemos, então, que a relação entre as espécies talvez o instinto mais predominante do ser humano esteja em íntima co-relação com o do viver social. A fundamental e absoluta importância do direito, que, por seu caráter universal, torna-se passível de uma investigação filosófica em busca da realidade.
A filosofia do direito parte de dogmas pré-estabelecidos para perguntas, buscando o conhecimento positivo através de uma análise crítica, que levará a um conhecimento mais completo e justo da interpretação. Esta análise se dará através do ato de pensar, que nada mais é do que "uma forma de aprender, básica para qualquer atividade futura que exija reflexão, conclusão, julgamento, avaliação."
-Paloma K.

terça-feira, 8 de abril de 2008

Organização do sentido e do pensamento...

Exemplos de nossas vidas nos põem diante de situações nas quais não cabe uma única resposta. O que vemos,o que presenciamos e o que percebemos não oferecem em sentido imediato e levamos tempo para organizar uma explicação.Há sem dúvida , uma série de situações que desequilibram nossa capacidade de interpretação, e para ela , buscamos soluções que nos acalmem os ânimos,devolvendo a idéia de ordem que possuímos antes. Exemplo:Um menino esta em um sábado na rua atarde bem tranqüilo andando na rua ,quando ele menos espera,se depara acertado na cabeça,por uma bala partida, e tem logo alguns minutos de morte cerebral.
Provavelmente uma distração que ele tivesse minutos atraz, poderia evitar uma morte. Esse tipo de coisa se aplica ao nosso dia-a-dia.
E nós sempre ficamos sem resposta.
Ou talvez um simples gesto que fazemos pode ter significado, que não sabemos assim se é verdade ou não. Mas mesmo assim continuamos a fazer.
Exemplo:O sinal da cruz, bater três vezes na madeira após falarmos algo indesejado.Qual seria a explicação para isso?
Poderíamos dizer, que é superstições, crença ou simpatia.
Por que precisamos dar uma resposta para tudo que vemos ou pensamos e nem sempre encontramos uma resposta.
Como também ficamos sem resposta quando pessoas tem idéias diferentes morando no mesmo lugar e convivendo com os mesmos problemas. O que precisamos perceber é que necessitamos de explicação. Por isso tentamos achar respostas para nossas perguntas.


Charis.