sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Luta Pela Sobrevivência

Por décadas o homem vem causando graves danos à natureza. Tornando-se cada vez mais ambicioso em seus projetos, em nome do desenvolvimento, uso os recursos da natureza de forma indiscriminada, prejudicando nosso ar, nossa água, nossos animais, comprometendo a vida sobre o planeta.
O ar é indispensável em nossa vida, uma vez que precisamos do oxigênio para respirar. Porém, o desenvolvimento industrial e urbano têm originado em todo o mundo o aumento crescente da amissão de poluentes atmosféricos. São as empresas despreocupadas, asssim como a queima interminável de combustível que intensificam o efeito estufa e o aumento da temperatura.
O nosso planeta possui cento e treze trilhões de metro cúbicos de água, apesar de parecer tão abundante, a Terra está em risco de não dispor de água limpa. os derramamentos de óleo, os aterramentos indevidos e os esgoto lançados em rios e lagoas contribuem para a poluição desse líquido tão precioso.
Além de devastar florestas, o homem contribui para a extinção de espécies vivas, pois, ao desmatar reservas, as espécies que ali vivem são obrigadas a deixar seu habitat natural. A caça e a pesca predatória, assim como o comércio ilegal de vegetais também põem em risco inúmeras formas de vida.
Portanto, se o homem não desenvolver ações sérias de combate, como tratar o esgoto antes de despejá-lo, criar campanhas de proteção e controle ambiental e distribuir material educativo, colocará em risco a vida do planeta. Mesmo em meio a um crescimento devastador, a natureza encontra forças para se manter viva, mas precisamos nos conscientizar de que este é o nosso planeta, a natureza e sua luta pela sobrevivência precisam se tornar a nossa luta.


Carol 4º

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Terremoto de Tokai

"Ainda não existe tecnologia capaz de prever quando e onde a terra vai tremer. Por isso, sempre que a terra treme, é um susto. E não é uma sensação boa."

A Guarda Costeira do Japão divulgou um estudo sobre o Terremoto Tokai previsto para acontecer no Japão. Em pesquisa realizada junto com o Centro de Pesquisas da Universidade Tokyo, descobriu-se que as placas tectônicas sob a região Tokai deslocam-se a uma velocidade de 3 centímetros por ano.O local pesquisado fica a 60 quilômetros ao sul de Omaezaki (Shizuoka), a uma profundidade de 2.400 metros abaixo do nível do mar. A Guarda Costeira iniciou as medições em agosto de 2002, utilizando um sistema de emissão de ondas sonoras no fundo do mar.A velocidade de deslocamento, de 3 centímetros ao ano, mostra que existe um grande atrito entre a Placa de Filipinas e a Placa Eurásia, sobre a qual está a ilha Honshu (a maior do Japão, que inclui as regiões Kanto, Tohoku, Chubu, Kinki e Chugoku). Quando a imersão da Placa de Filipinas atinge o máximo, ocorre um movimento de ajuste das camadas que provoca o terremoto.

-Correm boatos de que haverá um grande terremoto em Shizuoka-ken e este tipo de boato assusta.As pessoas deveriam ser mais conscientes ao divulgar certas notícias sem base concreta.
Tá certo que a possibilidade realmente existe,o Japão é uma das áreas de maior ocorrência de terremotos no mundo. Mas sair por aí divulgando data e apavorando a população é de uma inconveniência tremenda.

..Paulinha