sábado, 8 de novembro de 2008

Crise financeira

A crise dos EUA está levando à recessão: a Europa, Japão, Brasil e outros países.
Embora os efeitos da recessão no Japão, em comparação a outros paises ainda sejam pequenos, a produção nos serviços vem gradualmente diminuindo.
Esta situação, provavelmente deverá continuar ainda por mais um ano, e se assim perdurar, não só haverá redução de horas extras, como também deverá haver eventualmente neste meio, algumas demissões.
O primeiro-ministro do Japão, Taro Aso, e o presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, pretendem trabalhar conjuntamente para buscar soluções para a crise financeira global e a situação econômica geral.



-Paloma K.

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Luta Pela Sobrevivência

Por décadas o homem vem causando graves danos à natureza. Tornando-se cada vez mais ambicioso em seus projetos, em nome do desenvolvimento, uso os recursos da natureza de forma indiscriminada, prejudicando nosso ar, nossa água, nossos animais, comprometendo a vida sobre o planeta.
O ar é indispensável em nossa vida, uma vez que precisamos do oxigênio para respirar. Porém, o desenvolvimento industrial e urbano têm originado em todo o mundo o aumento crescente da amissão de poluentes atmosféricos. São as empresas despreocupadas, asssim como a queima interminável de combustível que intensificam o efeito estufa e o aumento da temperatura.
O nosso planeta possui cento e treze trilhões de metro cúbicos de água, apesar de parecer tão abundante, a Terra está em risco de não dispor de água limpa. os derramamentos de óleo, os aterramentos indevidos e os esgoto lançados em rios e lagoas contribuem para a poluição desse líquido tão precioso.
Além de devastar florestas, o homem contribui para a extinção de espécies vivas, pois, ao desmatar reservas, as espécies que ali vivem são obrigadas a deixar seu habitat natural. A caça e a pesca predatória, assim como o comércio ilegal de vegetais também põem em risco inúmeras formas de vida.
Portanto, se o homem não desenvolver ações sérias de combate, como tratar o esgoto antes de despejá-lo, criar campanhas de proteção e controle ambiental e distribuir material educativo, colocará em risco a vida do planeta. Mesmo em meio a um crescimento devastador, a natureza encontra forças para se manter viva, mas precisamos nos conscientizar de que este é o nosso planeta, a natureza e sua luta pela sobrevivência precisam se tornar a nossa luta.


Carol 4º

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Terremoto de Tokai

"Ainda não existe tecnologia capaz de prever quando e onde a terra vai tremer. Por isso, sempre que a terra treme, é um susto. E não é uma sensação boa."

A Guarda Costeira do Japão divulgou um estudo sobre o Terremoto Tokai previsto para acontecer no Japão. Em pesquisa realizada junto com o Centro de Pesquisas da Universidade Tokyo, descobriu-se que as placas tectônicas sob a região Tokai deslocam-se a uma velocidade de 3 centímetros por ano.O local pesquisado fica a 60 quilômetros ao sul de Omaezaki (Shizuoka), a uma profundidade de 2.400 metros abaixo do nível do mar. A Guarda Costeira iniciou as medições em agosto de 2002, utilizando um sistema de emissão de ondas sonoras no fundo do mar.A velocidade de deslocamento, de 3 centímetros ao ano, mostra que existe um grande atrito entre a Placa de Filipinas e a Placa Eurásia, sobre a qual está a ilha Honshu (a maior do Japão, que inclui as regiões Kanto, Tohoku, Chubu, Kinki e Chugoku). Quando a imersão da Placa de Filipinas atinge o máximo, ocorre um movimento de ajuste das camadas que provoca o terremoto.

-Correm boatos de que haverá um grande terremoto em Shizuoka-ken e este tipo de boato assusta.As pessoas deveriam ser mais conscientes ao divulgar certas notícias sem base concreta.
Tá certo que a possibilidade realmente existe,o Japão é uma das áreas de maior ocorrência de terremotos no mundo. Mas sair por aí divulgando data e apavorando a população é de uma inconveniência tremenda.

..Paulinha

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Derretimento rápido


As geleiras e glaciares de todo o planeta estão derretendo rapidamente, num ritmo nunca antes visto. Em média, os glaciares estudados perderam o equivalente a 1,4 metro de espessura gelo de 2005 para 2006. Sendo que, de 2004 para 2005, a redução havia sido de meio metro.
Segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio-Ambiente, a maior perda ocorreu na geleira Breidablikkbre, na Noruega, cujo gelo diminuiu 3,1 metros somente em 2006. Já na Áustria, o glaciar de Grosser Goldbergkees perdeu 1,2 metro em 2006, contra 3 metros de redução de Ossoue, na França. A única exceção relatada pela ONU é a geleira de Echaurren Norte, no Chile, que tornou-se a mais espessa de 2005 para 2006.
Mesmo assim, a entidade alertou que na América do Sul, o desaparecimento de geleiras pode acabar criando problemas de fornecimento de energia nas próximas décadas. Muitas barragens hidrelétricas foram construídas em rios alimentados diretamente por glaciares.


Paloma K.

segunda-feira, 7 de julho de 2008

Lixo Nuclear

A poluição nuclear é causada pelo vazamento de resíduos radioativos proveniente de diversas fontes que utilizam a energia nuclear, como por exemplo, as usinas nucleares ou aparelhos de raios-x, e se caracteriza pelo fato de ter a capacidade de causar alterações nas estruturas das células provocando alterações no organismo como um todo.
O lixo nuclear possui a capacidade de permanecer ativo por milhares de anos exigindo o monitoramento constante e, no caso de acidentes as conseqüências são muito piores podendo, causar danos por várias gerações, como no caso do acidente com o Césio-137 em Goiânia para o qual foi criada uma Superintendência permanente para tratar das vítimas do acidente.
A França lança mão de incentivos fiscais para as cidades que se dispuserem a receber os resíduos gerados por suas usinas nucleares e aprova uma lei onde estipula que os resíduos serão armazenados em abrigos subterrâneos, traçando um cronograma para cumprir seu objetivo até 2015.

Charis.

sexta-feira, 4 de julho de 2008

Camada de Ozônio

A camada de ozônio é um filtro de proteção formado pelo gás ozônio (oxigênio concentrado) que protege a atmosfera das radiações liberadas pelo sol. Situada na estratosfera, o gás é fortemente oxidante e reativo se chegar à troposfera. Também utiliza sua forte radiação para conseguir impedir a passagem dos raios ultravioletas que cheguem à atmosfera acabando com todo ser vivo existente.
Visto que alguns cientistas descobriram um buraco na camada de ozônio na Antártida , registrado que a fina camada de ozônio estava afinando ainda mais em diferentes regiões. Existem algumas substâncias químicas que são liberadas no ar e que provocam danificações, como os clorofluorcarbonos e os hidrocarbonetos alifáticos halogenados. Tais substâncias ao chegarem à estratosfera reagem com o ozônio resultando em moléculas de oxigênio e de monóxido de cloro. Com o buraco na camada de ozônio, os raios ultravioletas conseguem penetrar pelo filtro de proteção e chegam até a atmosfera, provocando câncer de pele, cegueira, alergias, afetando todo o sistema imunológico deixando-o mais vulnerável ao ataque de fungos, bactérias e outros.

'' Declarado pela ONU, o dia 16 de setembro é o dia em que se comemora o Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio. ''


- Paulinha

Ética

Ao termos aula de Filosofia hoje, resolvi escrever esse texto sobre Ética.
A palavra ética vem do gredo ETHOS (modo de ser, caráter).
Não podemos confundir ética com moral, moral eh normativa, e a ética é teórica.
Ética é fazer o bem entre nós e para a sociedade. É o relacionamento entre o mundo para um lugar melhor.
Ter um comportamento ético é pensar no bem, fazer algo bom se auto beneficiar não prejudicando os outros, ter responsabilidade e cumprir com os valores da sociedade onde vive.




Karina.

segunda-feira, 30 de junho de 2008

Causas do Fracasso

O crescente estado de miséria, as disparidades sociais, a extrema concentração de renda, os salários baixos, o desemprego, a fome que atinge milhões de brasileiros, a desnutrição, a mortalidade infantil, a marginalidade, a violência, etc, são expressões do grau a que chegaram as desigualdades sociais no Brasil.

Diferenças sociais não são acidentais, e sim produzidas por um conjunto de relações que envolvem a vida social. Na economia existem relações que levam a exploração do trabalho e a concentração da riqueza nas mão de poucos. Na política, a população é excluída das decisões governamentais.

As desigualadas são fruto das relações, sociais, políticas e culturais, mostrando que as desigualdades não são apenas econômicas mas também culturais, participar de uma classe significa que você esta em plena atividade social, seja na escola, seja em casa com a família ou em qualquer outro lugar, e estas atividades ajudam-lhe a ter um melhor pensamento sobre si mesmo e seus companheiros.



Paloma K.

sexta-feira, 27 de junho de 2008

"Em números absolutos, os casos de agressão por negligência ou agressão física e psicológica são 54.889 dos 111.807 registros. Isso representa 67,40% do total. Entre os registros, 242 são denúncias de violência com morte da criança ou do adolescente."

Ao ler uma matéria referente a esse trecho, resolvi postar alguns trechos de um texto que fiz :

Todas crianças estão expostas a violência, justamente por serem crianças, serem mais frágeis, e dependendo de sua raça, deficiência, condição social e gênero, ficam ainda mais vulneráveis. Essa violência não se restringe à violência fisíca, mas também vemos na exploração, abusos e negligências.
Grande parte da violência é clamufada, ocorre dentro de casa, praticada por pessoas em quem a criança deveria confiar: os pais. Os adultos justificam que isso é uma "tradição", ou forma de "disciplina". Geralmente as crianças sofrem em silêncio, não denunciam por medo ou por vergonha.
A violência ameaça as perspectivas fututras das crianças, onde as cicatrizes não são apenas fisícas, mas também emocionais e psicológicas, dificultando seu desenvolvimento e capacidade de aprendizado. Agredir uma criança, mostra que a violência é aceitável, ensinando-a a praticá-la também.
A violência nunca pode ser justificada, e a melhor maneira de lidarmos com isso, é com programas de prevenção, essa prevenção começa quando a criança se sente respeitada. Ela não ocorre apenas com práticas de políticas sociais básicas de proteção, mas também acabando com os modelos ultrapassados e preconceituosos. Prevenindo a violência hoje, ajudamos a construir um futuro em que ela não será mais tolerada.



Carol.

terça-feira, 15 de abril de 2008

Aquecimento Global.

O aquecimento global é hoje uma das maiores ameaças à vida, um fenômeno climático de grande proporção, que está causando o aumento da temperatura média da superfície terrestre nos últimos 150 anos.
Atualmente existe um debate em relação às causas deste aumento na temperatura. Boa parte dos cientistas afirma que o aquecimento observado se deve ao aumento da concentração de poluentes provocados pelo homem na atmosfera que causa o agravamento do efeito estufa.



Algumas conseqüências do aquecimento global.

- Aumento do nível dos oceanos: com o aumento da temperatura no mundo, está em curso o derretimento das calotas polares. Ao aumentar o nível da águas dos oceanos, podem ocorrer, futuramente, a submersão de muitas cidades litorâneas;
- Crescimento e surgimento de desertos: o aumento da temperatura provoca a morte de várias espécies animais e vegetais, desequilibrando vários ecossistemas. Somado ao desmatamento que vem ocorrendo, principalmente em florestas de países tropicais (Brasil, países africanos), a tendência é aumentar cada vez mais as regiões desérticas do planeta Terra;
- Aumento de furacões, tufões e ciclones: o aumento da temperatura faz com que ocorra maior evaporação das águas dos oceanos, potencializando estes tipos de catástrofes climáticas;
- Ondas de calor: regiões de temperaturas amenas tem sofrido com as ondas de calor. No verão europeu, por exemplo, tem se verificado uma intensa onda de calor, provocando até mesmo mortes de idosos e crianças.



Gustavo Tajima.

sexta-feira, 11 de abril de 2008

O direito de cada um...

O direito existe onde quer que exista a sociedade. Isto porquê, parece que a própria vida depende de se viver em sociedade. Entendemos, então, que a relação entre as espécies talvez o instinto mais predominante do ser humano esteja em íntima co-relação com o do viver social. A fundamental e absoluta importância do direito, que, por seu caráter universal, torna-se passível de uma investigação filosófica em busca da realidade.
A filosofia do direito parte de dogmas pré-estabelecidos para perguntas, buscando o conhecimento positivo através de uma análise crítica, que levará a um conhecimento mais completo e justo da interpretação. Esta análise se dará através do ato de pensar, que nada mais é do que "uma forma de aprender, básica para qualquer atividade futura que exija reflexão, conclusão, julgamento, avaliação."
-Paloma K.

terça-feira, 8 de abril de 2008

Organização do sentido e do pensamento...

Exemplos de nossas vidas nos põem diante de situações nas quais não cabe uma única resposta. O que vemos,o que presenciamos e o que percebemos não oferecem em sentido imediato e levamos tempo para organizar uma explicação.Há sem dúvida , uma série de situações que desequilibram nossa capacidade de interpretação, e para ela , buscamos soluções que nos acalmem os ânimos,devolvendo a idéia de ordem que possuímos antes. Exemplo:Um menino esta em um sábado na rua atarde bem tranqüilo andando na rua ,quando ele menos espera,se depara acertado na cabeça,por uma bala partida, e tem logo alguns minutos de morte cerebral.
Provavelmente uma distração que ele tivesse minutos atraz, poderia evitar uma morte. Esse tipo de coisa se aplica ao nosso dia-a-dia.
E nós sempre ficamos sem resposta.
Ou talvez um simples gesto que fazemos pode ter significado, que não sabemos assim se é verdade ou não. Mas mesmo assim continuamos a fazer.
Exemplo:O sinal da cruz, bater três vezes na madeira após falarmos algo indesejado.Qual seria a explicação para isso?
Poderíamos dizer, que é superstições, crença ou simpatia.
Por que precisamos dar uma resposta para tudo que vemos ou pensamos e nem sempre encontramos uma resposta.
Como também ficamos sem resposta quando pessoas tem idéias diferentes morando no mesmo lugar e convivendo com os mesmos problemas. O que precisamos perceber é que necessitamos de explicação. Por isso tentamos achar respostas para nossas perguntas.


Charis.

sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Meu papel na sociedade..

Fazer parte de uma sociedade não significa ser apenas mais um indivíduo, e sim, exercer nosso papel de cidadão, fazendo o possível para melhorá-la.
Dentro de uma sociedade existem diferenças de cores, religiões, culturas, e devemos respeitar isso, quebrando preconceitos e sempre aceitando o próximo.
Viver em sociedade quer dizer comunidade, ou seja, não podemos pensar somente em nós mesmos, o egoísmo e a extrema ambição não devem existir, devemos sempre ajudar aqueles que nos cercam.
A violência, em qualquer de suas formas, fisíca ou moral, nunca deve ser aceita, para isso devemos apoiar instituições contra a violência, assim como evitar que isso aconteça, através de palestras, precaução.
Temos de exercer nosso papel como cidadão, para que no futuro possamos dar o exemplo e enfim ter a sociedade que agora idealizamos.


*Carol.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

O que perguntavam os primeiros filósofos

Por que os seres nascem e morrem? Por que semelhantes dão origem a outros semelhantes, de uma árvore nasce outra árvore, de um cão nasce outro cão, de uma mulher nasce uma criança? Por que os diferentes também parecem fazer surgir os diferentes: o dia parece fazer nascer à noite, o inverno parece fazer surgir à primavera, um objeto escuro clareia com o passar do tempo, um objeto claro escurece com o passar do tempo? Por que tudo muda? A criança se torna adulta, amadurece, envelhece e desaparece. A paisagem, cheia de flores na primavera, vai perdendo o verde e as cores no outono, até ressecar-se e retorcer-se no inverno. Por que a doença invade os corpos, rouba-lhes a cor, a força? Por que o alimento que antes me agradava, agora, que estou doente, me causa repugnância? Por que o som da música que antes me embalava, agora que estou doente, parece um ruído insuportável? Por que as coisas se tornam opostas ao que eram? A água do copo, tão transparente e de boa temperatura, torna-se uma barra dura e gelada, deixa de ser líquida e transparente para tornar-se sólida e acinzentada. Mas, também, por que tudo parece repetir-se? Depois do dia, à noite; depois da noite, o dia. Depois do inverno, a primavera, depois da primavera, o verão, depois deste, o outono e depois, novamente o inverno. De dia, o sol; à noite, a lua e as estrelas. Na primavera, o mar é tranqüilo e propício à navegação; no inverno, tempestuoso e inimigo dos homens. O calor leva as águas para o céu e as traz de volta pelas chuvas. Ninguém nasce adulto ou velho, mas sempre criança, que se torna adulto e velho.

Sem dúvida, a religião, as tradições e os mitos explicavam todas essas coisas, mas suas explicações já não satisfaziam aos que interrogavam sobre as causas da mudança, da permanência, da repetição, da desaparição e do ressurgimento de todos os seres. Haviam perdido força explicativa, não convenciam nem satisfaziam a quem desejava conhecer a verdade sobre o mundo.


- Paulinha

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Centenário da imigração Japonesa no Brasil


O Brasil comemorará com grande alegria o centenário da imigração japonesa, em 2008.
Desde que desembarcaram do Kasato Maru no Porto de Santos, os imigrantes nipônicos integraram-se perfeitamente à sociedade brasileira, para cujo progresso e bem-estar têm prestado valiosa contribuição.
Essa amálgama de valores constitui nosso traço diferenciador. Brasil e Japão estão unidos não apenas pelas identidades e complementaridades de seus sistemas políticos e econômicos, mas acima de tudo pela vertente humana, que constitui o principal patrimônio de nossa relação.
by: Dani

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Boas Vindas!!

E aí pessoal...
Nos do terceiro ano, estamos iniciando um blog, onde mostraremos notícias que envolvem a História, a Geografía e a Filosofía.
Espero que gostem.
By: Terceirão