sexta-feira, 27 de junho de 2008

"Em números absolutos, os casos de agressão por negligência ou agressão física e psicológica são 54.889 dos 111.807 registros. Isso representa 67,40% do total. Entre os registros, 242 são denúncias de violência com morte da criança ou do adolescente."

Ao ler uma matéria referente a esse trecho, resolvi postar alguns trechos de um texto que fiz :

Todas crianças estão expostas a violência, justamente por serem crianças, serem mais frágeis, e dependendo de sua raça, deficiência, condição social e gênero, ficam ainda mais vulneráveis. Essa violência não se restringe à violência fisíca, mas também vemos na exploração, abusos e negligências.
Grande parte da violência é clamufada, ocorre dentro de casa, praticada por pessoas em quem a criança deveria confiar: os pais. Os adultos justificam que isso é uma "tradição", ou forma de "disciplina". Geralmente as crianças sofrem em silêncio, não denunciam por medo ou por vergonha.
A violência ameaça as perspectivas fututras das crianças, onde as cicatrizes não são apenas fisícas, mas também emocionais e psicológicas, dificultando seu desenvolvimento e capacidade de aprendizado. Agredir uma criança, mostra que a violência é aceitável, ensinando-a a praticá-la também.
A violência nunca pode ser justificada, e a melhor maneira de lidarmos com isso, é com programas de prevenção, essa prevenção começa quando a criança se sente respeitada. Ela não ocorre apenas com práticas de políticas sociais básicas de proteção, mas também acabando com os modelos ultrapassados e preconceituosos. Prevenindo a violência hoje, ajudamos a construir um futuro em que ela não será mais tolerada.



Carol.

Nenhum comentário: